Termos de Servi├žo e Regulamento


Regulamento Minuto Escola - 2021

 

I. Do Minuto Escola

I.1. O Minuto Escola é um curso de audiovisual a partir do formato Minuto, realizado no formato de Educação à Distância, vinculado ao Festival do Minuto.

I.2.O curso é voltado para professores do Ensino Básico, Médio e Universitário de todo o Brasil.

I.3. O curso será oferecido através do site https://www.minutoescola.com.br/ , cadastrado na plataforma Moodle.

I.4. O curso é produzido pela empresa Um Minuto Produções Culturais Eireli e exibido em em duas versões: reduzida e completa.

Versão reduzida: 5h30 de aulas disponíveis, referente ao Curso on-line (Atividade Assíncrona) e 3h30 de Mostras de Melhores Minutos, conforme especificado pelo item II.1.B  e II.1.C deste Regulamento, que pode ser realizado por qualquer pessoa através do link: https://youtube.com/playlist?list=PLEYDwvJOvS4dDlWMqUmuwOKGDSxq2mFUp .

Versão completa: composta por diversas atividades síncronas e assíncronas, bem como acompanhamento direto dos vídeos realizados, descritos especificamente no item II.1 deste Regulamento.

 

II. Do conteúdo e das atividades do curso Minuto Escola

II.1. O curso possui um total de 45 horas de duração, a ser realizado no período de 45 dias, sendo dividido entre os seguintes tipos de atividades:

A) Atividade Síncrona opcional: 4 encontros de 1h30min para dúvidas e discussão dos conteúdos. Ocorrerão em modo Webinar em aplicativo de chamada de vídeo em tempo real, em dias e horários pré-determinados de acordo com o cronograma de sua turma.

B) Aulas Assíncronas (Atividade Assíncrona): Visualização do curso on-line remoto disponível na plataforma Moodle do Festival do Minuto, com duração total de 6h. O aluno pode assistir as aulas conforme sua disponibilidade, dentro do período de realização do curso para sua turma.

C) Visualização das Mostras Melhores Minutos de anos anteriores (Atividade Assíncrona): Visualização dos vídeos selecionados para Mostras, oriundas do acervo do Festival do Minuto para construção de repertório, com duração de 2h30.

D) Visualização de vídeos de Tutorial de uso de Aplicativos (Atividade Assíncrona), com duração de 30 minutos.

E) Trabalho de Animação de no mínimo 10 segundos (Atividade Assíncrona): realizar uma animação em stop motion de no mínimo 10 segundos e enviá-la na plataforma dentro do prazo estabelecido.

F) Trabalho de Vídeo-Minuto (Atividade Assíncrona): Com o auxílio do formulário de elaboração de vídeo, realizar um vídeo ou animação de até um minuto. A partir dos conceitos aprendidos no curso e das estratégias narrativas apresentadas, o aluno deve elaborar um vídeo ou animação de até um minuto e enviá-lo na plataforma dentro do prazo estabelecido. 

G) Avaliação em formato de Prova Multiteste (Atividade Assíncrona): Para avaliação teórica do aluno, será realizada uma prova multiteste através da plataforma do Moodle Minuto Escola. Durante o período indicado no Calendário, o aluno deverá acessar a prova e realizá-la em até duas horas, período após o qual o teste será encerrado. Se o aluno não alcançar 75% de acertos, ele poderá refazer a prova.

H) Fórum de discussão (Atividade Assíncrona): Para resolução de dúvidas e problemas, os alunos poderão conversar entre si nos fóruns de discussão. 

I) Avaliação Final do Curso (Atividade Síncrona): Espaço para feedback/devolutiva e avaliação do curso no geral, por meio de chamada de vídeo em tempo real e formulário de avaliação.  

 

II.2. Formas de avaliação dos exercícios e do trabalho de conclusão em formato de vídeo

Os alunos deverão realizar, obrigatoriamente, pelo menos um vídeo, que pode ser um Trabalho de Animação ou um Trabalho de Vídeo-Minuto.

Todos os vídeos enviados serão avaliados por no mínimo três pessoas, sendo dois deles curadores juniores e um curador sênior. 

Os vídeos receberão uma nota, determinada por critérios de avaliação técnicos. A nota pode variar de 1 a 5, e a nota mínima para aprovação é de 2.6. Caso a nota seja igual ou inferior à 2.5, o vídeo deverá ser refeito.

Os critérios de avaliação para os vídeos serão: (1) Duração do vídeo; (2) Uso de recursos de linguagem apresentados no curso.

As notas dos vídeos serão disponibilizadas em ambiente virtual privado do aluno, acessível exclusivamente para a sua consulta, e não serão divulgadas publicamente. 

 

III. Dos deveres e demandas do aluno em relação ao curso

III.1. Para realizar o curso na Versão reduzida, o aluno deve acessar o link https://youtube.com/playlist?list=PLEYDwvJOvS4dDlWMqUmuwOKGDSxq2mFUp . Para a realização da Versão Completa do curso,  a inscrição será feita pela equipe do Minuto Escola, e nesse caso o aluno aceita o seu cadastramento na plataforma Moodle de EAD do Minuto Escola, para realização das atividades e envio dos vídeos, e no site www.videonaescola.com.br, para a exibição dos vídeos produzidos no curso.  

III.2. Para participar da Versão Completa do curso, o aluno deverá usar um endereço de e-mail ao qual tem acesso constante, dado que através do e-mail ele receberá a chave de acesso (senha) para realizar o curso na plataforma Moodle. O aluno se responsabilizará por fornecer o e-mail correto no ato de inscrição e seguir as instruções lá enviadas para dar início ao curso.

III.3. O aluno deverá acessar a plataforma Moodle de EAD e verificar o cronograma do seu curso, garantindo assim a completude das atividades exigidas dentro do prazo estabelecido.

III.4. A aprovação do aluno no curso depende de: visualizar pelo menos 75% das aulas assíncronas, enviar e ter pelo menos um trabalho de vídeo aprovado (animação ou vídeo-minuto - vale de 1 a 5 e a nota mínima é 2.6) e aprovação na prova multiteste (vale de 0 a 10 e a nota mínima é 7,5). O aluno poderá acompanhar o seu desenvolvimento através da plataforma Moodle, visualizando as atividades já realizadas e as faltantes.

III.5. O aluno se compromete a verificar se realizou todas as exigências para sua  aprovação e certificação no curso, sobretudo verificando as notas de seus vídeos. Caso o vídeo receba nota igual ou inferior a 2.5, o aluno deverá refazê-lo a partir das sugestões e orientações na sua avaliação, quantas vezes forem necessárias dentro do prazo de sua turma, para que ele obtenha a nota suficiente para aprovação.

III.6. Caso o aluno tenha dúvidas ou problemas durante o curso, ele deve acessar os fóruns de discussão disponíveis na plataforma Moodle para buscar uma resolução coletiva com a sua turma, ou acessar o FAQ do curso Minuto Escola.

III.7. O acesso à internet e a um dispositivo adequado para a realização das atividades, seja ele um celular ou um computador pessoal, é de responsabilidade do cursista.

 

IV. Dos deveres e demandas do Minuto Escola em relação ao curso e ao aluno

IV.1. O Minuto Escola se compromete a disponibilizar todos os conteúdos, atividades e orientações para os trabalhos em formato de vídeo na sua plataforma Moodle de EAD, dentro do cronograma preestabelecido, garantindo acesso a todos os alunos. 

IV.2. A equipe do Minuto Escola se compromete a se comunicar com os alunos apenas através dos canais formais da plataforma Moodle e do e-mail.

IV.3. A equipe do Minuto Escola determinará a aprovação dos alunos e sua decisão será irrevogável.

 

V. Dos vídeos publicados no site do Minuto Escola (www.videonaescola.com.br)

V.1. Todos os vídeos – trabalho de animação e trabalho de vídeo-minuto  – enviados pelos alunos do curso ficarão disponíveis e públicos no site do Minuto Escola. O aluno poderá inscrever seus vídeos nos concursos abertos do Festival do Minuto.

V.2. O Minuto Escola pode recusar a inclusão de conteúdos no site www.videonaescola.com.br bem como retirar do ar qualquer conteúdo, a qualquer tempo, que não respeite os direitos autorais, o Código Penal Brasileiro e a legislação vigente.

V.3. Responsabilidade do aluno: ao enviar um conteúdo para o Minuto Escola, através do site https://www.minutoescola.com.br, o usuário declara expressamente e garante ser proprietário ou possuidor de todos os direitos e licenças necessários para a exibição do mesmo, incluindo – mas não se limitando a:

Direitos de uso de imagem e som de pessoas, lugares ou coisas que apareçam no conteúdo;

Direitos de músicas usadas como trilha sonora ou incidental no vídeo;

Direito de textos que aparecem nos conteúdos;

Direito de roteiro do vídeo, direito ou licença de textos que tenham servido de inspiração para o conteúdo;

Direito de imagens de arquivo e sons que apareçam no conteúdo, quando não estiverem em domínio público ou Creative Commons;

Direito de patentes ou licença para uso de informações de terceiros;

Ou quaisquer outros direitos autorais que possam impedir ou violar a exibição comercial ou não comercial do conteúdo.

 

V.4. O aluno se compromete a:

Não enviar nenhum conteúdo contendo imagens ou sons vulgares, difamatórios, preconceituosos, pornográficos ou que desrespeitem o Código Penal Brasileiro e a legislação vigente;

Não violar a privacidade de terceiros nem desrespeitar terceiros racial, ética, profissionalmente ou de qualquer outra forma.

Não utilizar, copiar ou arquivar os conteúdos de outros usuários do serviço sem autorização de seus titulares;

Não utilizar, copiar ou modificar os conteúdos de outros usuários para a criação de novos conteúdos sem a devida creditação.

 

V.5. Formato e duração dos vídeos:

Os vídeos poderão ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador, etc.

É recomendado o envio de vídeos nos formatos .mov ou .mp4. Os formatos de arquivos aceitos para o envio dos vídeos são .wmv, .mov, .mpg, .mpeg, .mp4, .m4v, .mp4v, .divx, .xvid, .avi e .h264.

O tamanho máximo do arquivo a ser enviado é de 500 Megabytes para vídeos e até 50 Megabytes para gifs.

 É recomendado o envio do vídeo em HD.

A duração dos vídeos deve seguir as orientações de cada trabalho. Quanto ao vídeo de 1 minuto, os vídeos deverão ter no mínimo 01 (hum) segundo e no máximo 60 (sessenta) segundos de duração, incluindo os créditos. Será dada uma tolerância de no máximo até 03 (três) segundos.

Obrigatoriedade dos créditos nos conteúdos enviados: (1) Os conteúdos deverão ter créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de trilha sonora, de imagens e outros materiais de terceiros. (2) Os créditos devem ser incluídos independentemente se o material utilizado for de Creative Commons ou de domínio público. (3) Fotografias, fonogramas e filmes e sons que estiverem em domínio público precisam estar nos créditos do vídeo.

 

V.6. O aluno poderá solicitar a retirada de seu conteúdo do site do Minuto Escola depois de 90 dias do término do curso que tiver participado.

 

VI. Da cessão de direitos para promoção e difusão cultural dos conteúdos:

VI.1. O autor/realizador ou titular do conteúdo cede a título gratuito ao Festival do Minuto e à UM MINUTO PRODUÇÕES CULTURAIS EIRELI todos os direitos de seu(s) conteúdo(s) enviados ao Minuto Escola, pelo prazo de 5 (cinco) anos, prorrogáveis automaticamente por igual período, sucessivamente, para sua veiculação e difusão cultural nas seguintes modalidades:

A veiculação ou exibição em programas jornalísticos em qualquer tipo de mídia, na íntegra ou em parte, para a divulgação do Minuto Escola;

A veiculação, exibição ou divulgação em centros culturais, museus e demais estabelecimentos culturais sem fins lucrativos, dentro e fora do Brasil;

Para a confecção de catálogos do Minuto Escola em DVD, catálogos eletrônicos  – ou formatos que venham a substituí-lo – para divulgação e difusão cultural sem fins lucrativos;

Para promoção do Minuto Escola no próprio site do Minuto Escola e em canais de Portais ou sites de internet parceiros, como o Festival do Minuto;

Promoção do Minuto Escola em TVs ou outras mídias que tenham acordo de parceria para a promoção do Minuto Escola;

No site (ou em formato DVD) em atividades relacionadas a educação do Festival do Minuto, situado no endereço www.festivaldominuto.com.br, www.videonaescola.com.br, www.escoladominuto.com.br, www.minutoescola.com.br .

A cessão de direitos abrange a possibilidade de reprodução no Brasil e no exterior.

O autor/realizador ou titular do vídeo autoriza a retirada do som, bem como a redução do tamanho dos créditos de seus vídeos, caso isso seja necessário para a exibição em qualquer uma das mídias descritas acima;

A cessão de imagem, trecho, conteúdo integral ou editado e adaptado para a divulgação exclusiva de temas, concursos, notícias e eventos do Minuto Escola e/ou do Festival do Minuto, nos portais ligados ao Minuto Escola e do Festival do Minuto e em mídias sociais;

Em exibições do Minuto Móvel, mini caminhão do Festival do Minuto que exibe o acervo do Festival em escolas públicas e privadas, Universidades, praças e logradouros públicos.

 

VII.  Da coleta e uso de dados da pesquisa de final do curso

VII.1. Ao fim do curso, os alunos poderão responder a uma pesquisa na qual serão informados anonimamente dados pessoais (localidade, profissão, interesses, entre outros) e de opinião a respeito do curso.

VII.2. Os dados coletados na pesquisa poderão ser divulgados publicamente pelo Minuto Escola e/ou pelo Festival do Minuto sem a identificação pessoal de qualquer aluno, mas podendo indicar a região do Brasil onde a pesquisa foi realizada.

 

VIII. Da privacidade de dados pessoais

VIII.1 Para participar do curso, o aluno fornece e concorda que sejam coletadas e armazenadas informações que podem incluir seu nome, email, endereço, data de nascimento, voz, imagem e histórico de  avaliação durante o curso (“dados pessoais”). 

VIII.2 O aluno está ciente e concorda que seu nome, bem como os conteúdos enviados e quaisquer informações relativas aos conteúdos estarão disponíveis para todos os demais alunos que quiserem acessá-los. Os alunos podem solicitar a qualquer momento a exclusão de seus dados pessoais, por meio do email:  minutoescola@festivaldominuto.com.br.

VIII.3 Todas as informações coletadas são utilizadas com a finalidade exclusiva de promoção e realização das atividades do Minuto Escola, armazenadas pelo período de 10 anos, renováveis automaticamente. Com exceção da exibição pública no site, o Minuto Escola não compartilha informações com terceiros.