Dúvidas frequentes

• Me inscrevi para o curso, o que eu devo fazer agora?

Após fazer a inscrição, você já pode começar o curso acessando todas as atividades disponíveis no ambiente virtual.

• Como funciona o curso?

O curso é 100% online e assíncrono, ou seja, pode ser realizado a qualquer momento. O conteúdo é composto por vídeo-aulas, divididas em temporadas com diferentes temas. Ao final de cada temporada haverão exercícios multiteste para realização, e propostas de exercícios em formato de vídeo para produção.

Na Temporada 1: Introdução, você terá acesso aos Encontros Síncronos (Plantão de dúvidas opcional), à página de Envio do exercício de vídeo, e ao Fórum de Dúvidas e discussões.

Oferecemos também uma temporada complementar e opcional com os tutoriais de uso dos aplicativos de stop motion e edição de vídeo.

Você deve finalizar o curso dentro do período 45 dias da sua turma, mas pode realizar as atividades conforme a sua disponibilidade. Criamos uma sugestão de plano de estudos disponível para acesso no Calendário, localizado no menu superior esquerdo do Moodle Minuto Escola.

Os encontros síncronos são um espaço para discussão de conteúdos e resolução de dúvidas, e a participação é opcional.

Eles serão realizados por vídeo-chamada no aplicativo Zoom, às segundas-feiras, 19h, e possuem a duração de até 60 minutos - caso não haja participantes até às 19h15, a vídeo-chamada será encerrada.

Para participar, entre na Temporada 1: Introdução e acesse a página: Encontros Síncronos, na qual encontrará o link de acesso.

Carregue o seu vídeo na opção “Conteúdo”, clicando em “Escolha um arquivo”.

Clique em “Enviar um arquivo” > “Escolher arquivo” , e selecione o vídeo que deseja enviar. Aguarde o carregamento e clique em “Enviar este arquivo”.

Lembre-se que os arquivos não podem exceder o tamanho de 500mb e a duração de 60 segundos. Sugerimos que os vídeos estejam nos formatos .mov ou .mp4, para evitar erros. Caso seu vídeo não esteja dentro dessas condições, o site não aceitará o seu carregamento. Pode ser que apareça um erro no momento do envio do vídeo, ou que você receba um e-mail com a notificação sobre o erro. Fique atento a isso.

Preencha os campos obrigatórios: Título, Diretor e Trilha Sonora. Escolha se deseja manter o seu vídeo em caráter público (o vídeo ficará disponível para visualização de terceiros no site www.videonaescola.com.br) ou privado (o vídeo ficará disponível apenas para a sua visualização no site www.videonaescola.com.br).

Agora é só clicar em “Salvar mudanças” e seu vídeo será enviado.

• Recebi um e-mail informando que meu vídeo foi bloqueado, o que aconteceu?

Bloqueio por Pirataria e Uso de Música/Sons/Imagens

Caso algum vídeo seja identificado com pirataria de música/som/imagem, você receberá um e-mail de notificação avisando que o vídeo foi bloqueado.

Precisamos que você possua a autorização e/ou licença das imagens e sons utilizados, e tudo deve constar nos créditos do vídeo. Assim que recebermos essa autorização/licença, seu conteúdo poderá ser desbloqueado.

Caso você tenha a autorização das imagens e sons, pedimos que insira essas informações nos créditos de seu vídeo e nos reenvie. Faça isso mesmo sendo licenças de domínio público ou Creative Commons.

Caso não tenha autorização, hoje existem vários sites que contêm imagens, sons e músicas que estão em domínio público. Esse é o caso de músicas e imagens licenciadas através do Creative Commons – Atribuição (by), que exige que você simplesmente cite quem fez a imagem ou a música.

Existem alguns sites que disponibilizam imagens e sons, como:

- Freesound: https://freesound.org/
- YouTube Audio Library: https://www.youtube.com/audiolibrary?feature=blog
- Pixabay: https://pixabay.com/music/

Bloqueio por Vídeo repetido

Os vídeos duplicados são bloqueados para evitar repetição no site. Mas não se preocupe, uma das cópias será avaliada por nossa equipe.

Bloqueio por Vídeo com mais de um minuto

Se o seu vídeo tiver duração superior a um minuto, ele não será enviado para a equipe de avaliação. Você deve reduzir a duração do vídeo e enviá-lo novamente para que seja devidamente avaliado.

• Como verifico a avaliação do meu vídeo?

Entre na Temporada 1: Introdução e acesse a Submissão de Vídeo: Exercício em formato de vídeo. Lá você encontrará o resultado da avaliação de seus vídeos, os comentários dos avaliadores e o link de acesso para assisti-los.

Os vídeos podem receber a avaliação de "aprovado" ou a orientação de "refazer" de acordo com o comentário dos avaliadores. Você poderá refazer o vídeo quantas vezes forem necessárias para sua aprovação.

• Quero mostrar meu vídeo para família e amigos, é possível?

Acesse o link disponível no mesmo local de conferência da avaliação. Caso você tenha optado por manter o vídeo em caráter público no momento de seu envio, será possível a visualização do vídeo por terceiros.

Atenção: caso você tenha optado por manter o vídeo em caráter privado no momento de seu envio, será necessário fazer login com o seu usuário no site www.videonaescola.com.br para conseguir assistir ao vídeo.

• Como eu devo me preparar para os exercícios multitestes?

O conteúdo dos exercícios é inteiramente baseado nas vídeo-aulas. Não é necessária nenhuma preparação específica além da visualização das temporadas.

Os exercícios podem ser realizados a qualquer momento do curso, e refeitos quantas vezes forem necessárias para o aprendizado.

• Quais os critérios para aprovação no curso?
  1. Frequência - Visualizar todas as temporadas do curso on-line e obter o índice de frequência mínimo de 80%;
  2. Participação - Obter aprovação na produção de 2 exercícios de vídeo, sendo um deles Stop Motion e realizar os exercícios multi-teste.

Ao final do curso não esqueça de realizar a Pesquisa de fim do curso Minuto Escola.